Esta semana, na série “Cinema e Arquitetura”, mostramos o filme Gattaca, escrito e dirigido por Andrew Niccol. O filme se passa em um futuro onde a condição humana já está definida no DNA de cada um e portanto, oportunidades para o desenvolvimento humano já estão pré-estabelecidas. Além da questão ética interessante, a arquitetura onde a história ocorre é cuidadosamente selecionada a fim de ajustar na imagem do diretor sobre o futuro. Locações incluem o Marin County Civic Center, de Frank Lloyd Wright e a CLA Building, de Antoine Predock.
Informações Principais
Título Original: Gattaca
Ano: 1997
Duração: 106 min.
País: Estados Unidos
Diretor: Andrew Niccol
Roteiro: Andrew Niccol
Trilha Sonora: Django Reinhardt & Jacques Larue, Charlie Haden, Stan Getz
Diretor de Fotografia: Jordan Cronenweth
Elenco: Ethan Hawke, Uma Thurman, Gore Vidal, Xander Berkeley, Jayne Brook, Loren Dean, Maya Rudolph
Enredo
Em um futuro próximo, onde as grandes corporações filtram seus empregados de acordo com suas composições genéticas, um homem com problemas cardíacos congênitos tenta assumir a identidade de um atleta com uma genética perfeita para realizar o sonho de viajar ao espaço. Vincent Freeman (Ethan Hawke) sempre fantasiou sobre viagens ao espaço, mas é impedido devido ao seu status como geneticamente inferior, “não-válido”.
Decide lutar contra o seu destino através da compra de genes de Jerome Morrow (Jude Law) em um laboratório de engenharia, para indivíduos “válidos”. Assume, então, o DNA de Jerome e entra para o Programa Espacial Gattaca, onde se apaixona por Irene (Uma Thurman). Entretanto uma investigação sobre a morte de um oficial do programa (Gore Vidal) atrapalha os planos de Vincent.
TRAILER